Conteúdo verificado

Geografia da África

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Informações de fundo

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

LocationAfrica.png

África é um continente que compreende 61 territórios políticos (incluindo 53 países), o que representa a maior das grandes projeções em direção ao sul da principal massa de terra de superfície 's. Ele inclui, dentro de seu contorno notavelmente regular, uma área de 30.368.609 km² (11.725.385 milhas), incluindo ilhas adjacentes.

Separado de Europa pelo mar Mediterrâneo e de grande parte da Ásia pelo Mar Vermelho , a África está se juntou à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez (que é seccionado pelo Canal de Suez ), 130 km (80 milhas) de largura. Para propósitos geopolíticos, a Península do Sinai do Egito - a leste do Canal de Suez - é muitas vezes considerado parte da África. A partir do ponto mais a norte, Ras ben Sakka na Tunísia , em 37 ° 21 'N, para o ponto mais a sul, Cabo Agulhas na África do Sul , 34 ° 51'15 "S, é uma distância aproximadamente de 8,000 km (5,000 milhas); de Cabo Verde , 17 ° 33'22 "W, o ponto mais ocidental, a Ras Hafun na Somália , 51 ° 27'52 "E, a projeção mais oriental, é uma distância (também aproximadamente) de 7,400 km (4,600 milhas). O comprimento da linha de costa é de 26.000 km (16.100 milhas) e ausência de recortes profundos da costa é demonstrado pelo fato de que a Europa, que abrange apenas 10.400.000 km² (4.010.000 milhas quadradas), tem um litoral de 32.000 quilômetros (19.800 milhas).

As principais linhas estruturais do continente mostram tanto a direção leste-oeste característicos, pelo menos no hemisfério oriental, das partes mais ao norte do mundo, eo norte-sul direção visto nas penínsulas do sul. África é assim composto por dois segmentos em ângulos retos, o corredor norte de leste a oeste, a sul de norte a sul, as linhas subordinadas correspondentes no principal para essas duas direções.

Principais Características

Vista satélite de África

A altitude média do continente aproxima a 600 m (2.000 pés) acima do nível do mar, aproximadamente próximos à elevação média de ambos Norte e América do Sul , mas consideravelmente menor do que a Ásia , 950 m (3.117 pés). Em contraste com outros continentes, é marcado pela área relativamente pequena de qualquer terreno muito alta ou muito baixa, as terras sob 180 m (600 pés), ocupando uma invulgarmente pequena parte da superfície; enquanto não só são as maiores elevações inferiores aos da Ásia ou da América do Sul, mas a área de terra mais de 3.000 m (10.000 pés) também é bastante insignificante, sendo representado quase inteiramente por picos individuais e cadeias de montanhas. Tabuleiros moderadamente elevadas são, assim, o aspecto característico do continente, embora a superfície destes é quebrada por picos mais elevados e sulcos. (Então prevalentes são esses picos e cumes isolados que um termo especializado [Inselbergue-landschaft] foi adoptada em Alemanha para descrever este tipo de país, pensado para ser em grande parte o resultado da ação do vento.)

Como regra geral, os planaltos mais elevados mentir para o leste e sul, enquanto uma diminuição progressiva na altitude para o oeste e norte é observável. Além das planícies e da montanha Atlas intervalo, o continente pode ser dividida em duas regiões de planaltos superiores e inferiores, a linha divisória (um pouco côncava para o norte-oeste) em execução a partir do meio do Mar Vermelho para cerca de 6 graus. S., na costa oeste.

África pode ser dividida num número de zonas geográficas:

  • As planícies costeiras - muitas vezes com franjas ao largo por manguezais - Nunca esticar muito longe da costa, além dos cursos baixos dos rios. Apartamentos aluviais recentes são encontrados principalmente no delta dos rios mais importantes. Em outros lugares, as planícies costeiras meramente formar os degraus inferiores do sistema de terraços que constitui a subida para o planalto interior.
  • A gama Atlas - orographically distinto do resto do continente, é autónomo em relação e separado do sul, por uma área deprimida e deserto (o Sahara ).

Região do planalto

Topografia da África

Os platôs altos sul e leste, raramente caindo abaixo de 600 m (2.000 pés), e tendo uma elevação média de cerca de 1000 m (3500 ft). O Planalto Sul-Africano, tanto quanto cerca de 12 ° S, delimitada a leste, oeste e sul por faixas de terreno elevado que caem abruptamente para a costa. Por conta disso a África do Sul tem uma semelhança geral com um pires invertido. Devido ao sul da borda planalto é formado por três etapas paralelas, com terreno plano entre eles. A maior dessas áreas de nível, o Great Karoo , é, uma região árida seca, e uma grande extensão do planalto adequada é de um caráter ainda mais árido e é conhecido como o deserto de Kalahari .

O planalto Sul-Africano está conectado para o norte-leste, com o Planalto do Leste Africano, com, provavelmente, um pouco maior altitude média, e marcado por algumas características distintas. Ele é formado por um alargamento para fora do eixo leste do terreno elevado, o que torna-se subdividido em várias zonas de norte a sul e que consiste, por sua vez de gamas, planaltos e depressões. A característica mais marcante é a existência de duas grandes linhas de depressão, em grande parte devido à subsidência de segmentos inteiros da crosta terrestre, as partes mais baixas do que são ocupados por grandes lagos. Para o sul as duas linhas convergem e dar lugar a um grande vale (ocupada pelo lago Niassa ), na parte sul do que é menos distintamente devido a rifting e subsidência do que o resto do sistema.

Mais ao norte, a depressão ocidental, conhecido como o Grande Vale do Rift é ocupada por mais de metade do seu comprimento por água, formando a Great Lakes de Tanganica , Kivu , Lake Edward e Lago Albert, o primeiro-nomeado mais de 400 milhas (600 km) de comprimento e o lago de água doce a mais longa no mundo. Associado a estes grandes vales são uma série de picos vulcânicos, a maior das quais ocorrem em uma linha leste meridional da calha oriental. A depressão oriental, conhecida como a calha do Leste Africano ou rift-valley, contém lagos muito pequenos, muitos deles salobra e sem saída, a única comparáveis aos da calha ocidental sendo Lake turkana ou Basso Norok.

Em nenhum grande distância a leste desta rift-vale são o Monte Kilimanjaro - com seus dois picos de Kibo e Mawenzi, sendo este último 5.889 m (19.321 pés), eo ponto culminante de todo o continente - e Monte Quênia , que é 5184 m ( 17.007 pés). Dificilmente menos importante é a Ruwenzori Gama , sobre 5060 m (16.600 pés), que fica a leste da calha ocidental. Outros picos vulcânicos levantar do chão dos vales, alguns do grupo Kirunga (Mfumbiro), ao norte do Lago Kivu, sendo ainda parcialmente ativos.

A terceira divisão da maior região de África é formado pelos Highlands etíopes , uma massa acidentada de montanhas que formam a maior área contínua de sua altitude em todo o continente, pouco de sua superfície caindo abaixo de 1500 m (5.000 pés), enquanto as cimeiras alcançar alturas de 4600 m para 4900 m (15.000 a 16.000 pés). Este bloco de país situa-se a oeste da linha do grande Trough do Leste Africano, a continuação do norte que passa ao longo da sua escarpa oriental como ele é executado até juntar-se no Mar Vermelho. Não é, no entanto, no centro de uma bacia circular ocupada por Lake Tsana .

Tanto no leste e oeste do continente que fazem fronteira com as terras altas são continuou como tiras de planalto paralela à costa, as montanhas etíopes continuaram sendo o norte ao longo da costa do Mar Vermelho por uma série de cumes que alcançam em lugares uma altura de 2.000 m (7.000 pés ). No oeste da zona de terra alta é mais amplo, mas um pouco menor. Os distritos mais montanhosas mentir para o interior da cabeça do Golfo da Guiné (Adamawa, etc.), onde alturas de 1800 m para 2400 m (6000-8000 pés) são atingidos. Exatamente na cabeça do golfo do grande pico da República dos Camarões, em uma linha de ação vulcânica continuou pelas ilhas ao sul-oeste, tem uma altura de 4.075 m (13.370 pés), enquanto Clarence Peak, em Fernando Pó , o primeiro da linha de ilhas, sobe para mais de 2.700 m (9.000 pés). Em direção ao extremo oeste do planalto Futa Jalom formar um importante ponto divergente dos rios, mas, além disso, na medida em que a cadeia de Atlas, o aro elevado do continente é quase querendo.

Planície

A área entre o leste e terras altas da costa oeste, que ao norte de 17 ° N é principalmente deserto, é dividido em bacias separadas por outras bandas de terreno elevado, um dos quais corre quase centralmente através do Norte de África em uma linha que corresponde aproximadamente com o eixo curvo do continente como um todo. A melhor marcado das bacias assim formadas (o Congo bacia) ocupa uma área circular cortada pelo equador, uma vez que, provavelmente, o local de um mar interior.

Correndo ao longo do sul do deserto é a região de planícies conhecida como a Sahel.

A região árida, o Sahara - o maior deserto do mundo, abrangendo 9.000.000 km² (3.500.000 milhas quadradas) - estende-se desde o Atlântico até o Mar Vermelho. Embora geralmente de ligeira elevação que contém cadeias de montanhas com picos chegando a 2.400 m (8.000 pés) limitaram o NW pela gama Atlas, para o nordeste um platô rochoso separa do Mediterrâneo ; este planalto dá lugar ao extremo leste do delta do Nilo. Aquele rio (veja abaixo) perfura o deserto sem modificar seu caráter. A gama Atlas , a parte noroeste do continente, entre a sua direção ao mar e alturas terrestres para o interior inclui estepes elevadas em lugares 160 km (100 milhas) ampla. Das pistas internas do planalto numerosos barrancos tomar uma direção para o Sahara. A maior parte dessa região, hoje, desertos é, de fato, sulcado por antigos canais de água.

O quadro seguinte apresenta as altitudes aproximadas das principais montanhas e lagos do continente:

Montanha ft m
Monte Rungwe 9711 2960
Drakensberg 11.422 3482
Sattima ( Aberdare Intervalo ) 13.120 4001
Camarões 13.435 4095
Jbel Toubkal (Atlas) 13.671 4167
Elgon 14.178 4321
Karisimbi (Montanhas Virunga) 14.787 4507
Simens , Etiópia 14.872 4533
Meru 14.980 4566
Ruwenzori 16.763 5109
Quênia 17.058 5199
Kilimanjaro 19.340 5895
Lago ft m
Chade 850 259
Mai-Ndombe 1100 335
Rudolf 1250 381
Nyasa 1645 501
Albert 2028 618
Tanganyika 2624 800
Ngami 2950 899
Mweru 3000 914
Edward 3004 916
Bangweulu 3700 1128
Vitória 3720 1134
Abaya 4200 1280
Kivu 4829 1472
Tsana 5690 1734
Naivasha 6135 1870

Hidrologia

A partir da margem exterior dos planaltos Africano, um grande número de rios vão para o mar, com cursos comparativamente curtos, enquanto os rios maiores fluir para longas distâncias nas terras altas do interior, antes de quebrar através das escalas exteriores. O principal de drenagem do continente é para o norte e oeste, ou para a bacia do Oceano Atlântico .

O planalto lago da África Oriental contém as cabeceiras, tanto do Nilo e do Congo : o rio mais longo e segundo maior em África, respectivamente.

O Nilo superior recebe suas principais fontes da região montanhosa ao lado da calha Africano Central, no bairro do equador. A partir daí, córregos verter para o leste em Lake Victoria , o maior lago Africano (abrangendo mais de 26.000 metros quadrados.), e para o oeste e para o norte em Lake Edward e Lago Albert. Para o último destes, os efluentes dos outros dois lagos adicionar suas águas. Emissão de lá, o Nilo corre para o norte, e entre as latitudes de 7 e 10 graus N. atravessa um vasto nível pantanoso, onde seu curso é susceptível de ser bloqueado por vegetação flutuante. Depois de receber o Bahr-el-Ghazal do oeste e do Sobat, Blue Nile e Atbara das terras altas da Etiópia (o chão principal coligação da-água da inundação), separa o grande deserto com sua bacia hidrográfica fértil, e entra no Mediterrâneo em um vasto delta.

O cabeça-stream mais remota do Congo é o Chambezi, que corre ao sudoeste para o pantanoso Lago Bangweulu. A partir deste lago emite o Congo, conhecida em seu curso superior por vários nomes. Fluir primeiro sul, depois vira para o norte através Lake Mweru e desce para a bacia cobertas de floresta equatorial da África ocidental. Atravessando esta em uma curva para o norte majestoso, e receber grandes suprimentos de água de muitos grandes afluentes, ele finalmente se transforma sudoeste e corta um caminho para o Oceano Atlântico através das montanhas ocidentais.

Norte da bacia do Congo, e separada por uma ampla ondulação da superfície, é a bacia do Lago Chade - um lago flat-escorada, raso preenchido principalmente pela Chari vindo do sudeste.

West of esta é a bacia do Níger , o terceiro maior rio de África. Com a sua principal fonte no extremo oeste, inverte a direção do fluxo exibido pelo Nilo e Congo, e, finalmente, deságua no Atlântico - um fato que escapou geógrafos europeus durante muitos séculos. Um ramo importante, no entanto - a Benue - flui do sudeste.

Estas quatro bacias fluviais ocupam a maior parte dos platôs menores do Norte e África Ocidental - o restante constituído por regiões áridas regadas apenas por córregos intermitentes que não atingem o mar.

Dos restantes rios da bacia do Atlântico, o Orange, no extremo sul, traz a drenagem do Drakensberg , no lado oposto do continente, enquanto o Kunene, Kwanza, Ogowe e Sanaga drenar as terras altas da costa oeste do membro sul; a Volta , Komoe, Bandama, Gâmbia e Senegal terras altas do limbo ocidental. Norte do Senegal, há mais de 1000 milhas (1.600 quilômetros) do litoral, a região árida chega ao Atlântico. Mais ao norte são as correntes, com cursos comparativamente curtos, atingindo o Atlântico e no Mediterrâneo desde as montanhas do Atlas.

Dos rios que correm para o Oceano Índico , o único drenagem qualquer grande parte do planalto interior é o Zambeze , cujos ramos ocidental subir nas montanhas costeiras ocidentais. A corrente principal tem a sua origem em 11 ° 21'3 "S 24 ° 22 'E, a uma altitude de 5.000 pés Ela flui ao oeste e ao sul por uma distância considerável antes de se virar para o leste. Todos os maiores afluentes, incluindo o Condado, a saída de Lake Nyasa , descem as encostas meridionais da banda de terreno elevado que se estende por todo o continente a partir de 10 graus. a 12 graus. S. No sudoeste, o sistema Zambeze entrelaça com aquela do Taukhe (ou Tioghe), a partir do qual, por vezes, recebe água excedente. O resto da água da Taukhe, conhecido no meio como o seu curso a Okavango, está perdido em um sistema de pântanos e salinas que antigamente era centrada em Lake Ngami, agora secou.

Mais ao sul, o Limpopo drena uma parte do planalto interior, mas rompe as highlands delimitadora do lado do continente mais próximo a sua fonte. O Rovuma , Rufiji, Tana, Jubba e WEBi Shebeli principalmente drenar as pistas externas das terras altas da África Oriental, o último destes perdendo-se nas areias em proximidade com o mar. Outra grande fluxo, a Hawash , subindo nas montanhas da Etiópia, está perdido em uma depressão salina perto do Golfo de Aden.

Por último, entre as bacias do Atlântico e Índico, há uma área de drenagem para o interior ao longo do centro do planalto do Leste Africano, dirigido principalmente para os lagos no grande vale do Rift. O maior rio é o Omo , que, alimentada pelas chuvas das terras altas da Etiópia, realiza-se um grande corpo de água em Lake Rudolf . Os rios da África são geralmente obstruído ou por barras em suas bocas, ou por catarata não muito distante upstream. Mas quando esses obstáculos foram superados, os rios e lagos proporcionam uma vasta rede de águas navegáveis.

O cálculo das áreas de sistemas de drenagem africanos, feitas pelo Dr. A. Bludau (. Petermanns Mitteilungen, 43, 1897, pp 184-186) produz os seguintes resultados gerais:

mi² Mm²
Bacia do Atlântico 4070000 10,541
Bacia do Mediterrâneo 1680000 4.351
Bacia do Oceano Índico 2086000 5.403
Área de drenagem Inland 3452000 8,941

As áreas de bacias hidrográficas são:

mi² Mm²
Congo, comprimento entre 3000 milhas (4800 km) 1425000 3,691
Nilo, comprimento total de 4000 milhas (6500 km) 1082000 2.802
Niger, comprimento cerca de 2600 milhas (4200 km) 808000 2,093
Zambezi, comprimento cerca de 2000 milhas (3200 km) 513500 1.330
Lago Chade 394000 1.020
Orange, comprimento cerca de 1300 milhas (2100 km) 370505 0,9596
Laranja (área de drenagem real) 172.500 0,447

A área da bacia do Congo é maior do que a de qualquer outro rio com exceção da Amazônia, enquanto a área de drenagem interior Africano é maior do que a de qualquer continente, mas na Ásia, onde a área correspondente é de 4.000.000 milhas quadradas (10 mm²).

Os principais lagos africanos foram mencionadas na descrição do planalto do Leste Africano, mas alguns dos fenômenos relacionados com eles pode ser falado de mais particularmente aqui. Como regra geral, os lagos encontrados dentro dos Great Rift-vales têm lados íngremes e são muito profundas. Este é o caso com as duas maiores do tipo, Tanganica e Nyasa, o último com profundidades de 430 braças (790 m).

Outros, no entanto, são superficiais, e dificilmente alcançar os lados íngremes dos vales na estação seca. Tais são Lago Rukwa, em uma depressão subsidiária norte de Niassa, e Eiassi e Manyara no sistema do leste rift-valley. Lagos do tipo larga são de profundidade moderada, o som mais profundo em Lake Victoria estar sob 50 braças (90 m).

Além dos lagos africanos do leste, o principal são as seguintes: - o lago Chade , na bacia hidrográfica do norte interior; Bangweulu e Mweru , atravessada pelo cabeça-stream do Congo; e Lago Mai-Ndombe e Ntomba (Mantumba), dentro da grande curva do rio que. Todos, exceto, possivelmente, Mweru, são mais ou menos superficial, e do Lago Chade parece estar secando.

Opiniões divergentes têm sido realizadas quanto ao modo de origem dos lagos da África Oriental, especialmente Tanganyika , que alguns geólogos têm considerado para representar um braço antigo do mar, que data de uma época em que toda a bacia central Congo foi debaixo de água; outras pessoas titulares de que a água do lago acumulou em uma depressão causada por subsidência. A primeira visão é baseada na existência no lago de organismos de um tipo decididamente marinho. Eles incluem medusas, moluscos, camarões, caranguejos, etc.

Ilhas

Com exceção - Madagascar - as ilhas africanas são pequenas. Madagascar, com uma área de 229.820 milhas quadradas (595.230 km²), é, depois de Greenland , Nova Guiné e Borneo, a quarta maior ilha na Terra. Situa-se na costa sudeste do continente, do qual está separado pelo canal de Moçambique profundo, a 250 milhas (400 km) de largura em seu ponto mais estreito. Madagascar em sua estrutura geral, como em flora e fauna, constitui um elo de ligação entre a África e sul da Ásia. Leste de Madagascar são as pequenas ilhas de Maurício e Reunião. Socotra reside ENE de Cabo Guardafui. Ao largo da costa norte-oeste são as Canárias e Cabo Verde arquipélagos. que, como algumas pequenas ilhas no Golfo da Guiné, são de origem vulcânica.

Clima e saúde

Vegetação em fevereiro e agosto

Deitado quase inteiramente dentro dos trópicos, e igualmente para o norte e ao sul do equador, a África não mostram variações excessivas de temperatura.

Grande calor é experiente nas planícies mais baixas e regiões desérticas do Norte de África, removido pelo grande largura do continente a partir da influência do oceano, e aqui, também, o contraste entre o dia ea noite, e entre o verão eo inverno, é o maior . (A raridade do ar ea grande radiação durante a noite causar a temperatura no Sahara a cair ocasionalmente para ponto de congelamento.)

Mais ao sul, o calor é, em certa medida modificada pela umidade trazida do oceano, e pela maior elevação de uma grande parte da superfície, especialmente na África Oriental, onde a faixa de temperatura é maior do que na bacia do Congo ou em da costa da Guiné.

No extremo norte e ao sul o clima é um clima temperado quente, os países do Norte sendo em todo o mais quente e seco do que aqueles da zona sul; o sul do continente sendo mais estreito do que o norte, a influência do oceano circundante é mais feltro.

As diferenças climáticas mais importantes são devidas a variações na quantidade de precipitação. As planícies aquecidas ampla do Saara, e em menor grau a zona correspondente do Kalahari, no sul, tem uma precipitação extremamente escassa, os ventos que sopram sobre eles do oceano a perder parte de sua umidade como eles passam sobre as terras altas exteriores , e tornando-se mais seca constantemente devido aos efeitos de aquecimento do solo queima do interior; enquanto que a escassez de serras nas partes mais centrais da mesma forma tende a evitar a condensação. Na zona inter-tropical de chuva de verão, a precipitação é maior quando o sol é vertical ou logo depois. É, por conseguinte, maior de todos perto do equador, em que o sol é duas vezes vertical, e menos na direcção de ambos os trópicos.

As zonas de chuva são, no entanto, um pouco desviada de uma direção oeste-leste, as condições mais secas do norte que se estendem para o sul ao longo da costa leste, e os do sul para o norte ao longo do oeste. Dentro dos equatoriais da zona certas áreas, especialmente nas margens do Golfo da Guiné e na bacia do Nilo superior, tem uma precipitação se intensificou, mas isso raramente se aproxima das regiões mais chuvosos do mundo. O distrito mais chuvoso em toda a África é uma faixa de litoral a oeste de Monte Camarões , onde há uma precipitação média anual de cerca de 390 em (9,91 m), em comparação com uma média de 458 em (11,63 m) em Cherrapunji, em Meghalaya, Índia .

As duas estações chuvosas distintas da zona equatorial, onde o sol é vertical em intervalos semestrais, tornam-se gradualmente fundidas em uma na direção dos trópicos, onde o sol é aéreo, mas uma vez. A neve cai sobre todas as serras mais elevados, e na parte mais alta do clima é completamente alpina.

Os países que fazem fronteira com o Saara está muito exposto a ventos muito seco, cheio de partículas finas de areia, que sopra do deserto em direção ao mar. Conhecido no Egito como o khamsin, no Mediterrâneo como a siroco, ele é chamado na costa da Guiné a harmattan. Este vento não é invariavelmente quente; sua grande secura provoca tanta evaporação que o frio não é raro o resultado. Ventos secos similares sopram do deserto de Kalahari , no sul. Na costa leste as monções do Oceano Índico são regularmente sentia, e sobre os furacões do sudeste são ocasionalmente experimentado.

Pontos extremos

Esta é uma lista dos pontos extremos da África , os pontos que estão mais ao norte, sul, leste ou oeste do que qualquer outro localização no continente.

África
África (continente)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Geography_of_Africa&oldid=219773130 "